Falta de uso do corpo e os problemas de ansiedade

O psicomotricista Anderson Mariano afirma em reportagem da Revista Veja São Paulo que a hiperatividade viria da falta de uso corpo.

foto veja sp maio 2014 2Uma reportagem interessante e alarmante da Revista Veja São Paulo desta semana aborda a questão do número cada vez maior de crianças atendidas por psicólogos ou diagnosticadas com problemas da mente. Um deles é a hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção (TDAH). Crianças com os sintomas da doença têm dificuldades em se concentrar e acompanhar o ritmo da turma.

Mas o que a revista trouxe de interessante para o universo da Educação Infantil é a afirmação do psicomotricista Anderson Mariano de que a hiperatividade também viria da falta de uso do corpo hoje as crianças nãos gastam energia e ficam mais ansiosas. Ou seja, trata-se mais de ansiedade física que psicológica.

Assim, o espaço para expressão do e pelo corpo deve ser garantido e, apesar de destacado nos referenciais oficiais, muitos educadores, em nome da ordem e da disciplina, tolhem as brincadeiras infantis de corpo inteiro.

Balão Para Saber MaisConfira nossa sugestão de atividade Aprendizagem dos movimentos  e conheça uma boa oportunidade para trabalhar corpo, movimento e expressão com as crianças.

Leia também Brincar com tablet e celulares é aprendizado para crianças pequenas

3 pensamentos em “Falta de uso do corpo e os problemas de ansiedade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *