Fotos e legendas que revelam aprendizagem

O que a seleção de fotos e legendas podem contar?
Um aspecto fundamental da reflexão sobre os registros fotográficos é a seleção das fotos que tiramos durante as propostas e as legendas explicativas que atribuímos a elas.
É comum vermos fotos que apresentam um olhar superficial das atividades e os rostos satisfeitos das crianças. Esse material é utilizado pelos professores nas reuniões pedagógicas e, em forma de painéis e publicações no Facebook, para que os pais acompanhem seus filhos nas escolas.

O que estamos, de fato, revelando com essas imagens?
Qual o objetivo que está por traz de cada clique?
O que nos guia ao selecionar as fotos?
O que estamos buscando nesse tipo de registro e o que queremos comunicar?

Todos os dias são publicadas toneladas de fotografias nas redes sociais sobre a festinha, a dancinha, as mãozinhas sujas de tinta, as corridas de motoca no pátio, a roda de histórias, a hora do suco e centenas de rostinhos lindos.

A função das escolas de educação infantil é o cuidado educativo e a educação cuidadosa. Essas fotos revelam a educação que estamos desenvolvendo? Elas tornam evidentes os interesses das crianças, suas pesquisas e, especialmente, as aprendizagens?

Quando nos reunimos com a nossa equipe de trabalho para discutir e trocar experiências, queremos aprofundar o olhar sobre a prática: a prática de ensinar e perceber o aprendizado, a prática de planejar e apurar os resultados, a prática de notar fragilidades e conquistas das crianças e das nossas propostas. Será que estamos preparando documentações compatíveis com esses objetivos?

A mesma situação é observada com relação aos materiais que apresentamos às famílias. Não somos parques de diversão e nem bufes infantis cuja prestação de serviço está voltada à recreação e às festividades. Os responsáveis esperam de nós o favorecimento do desenvolvimento de suas crianças, bem como uma infância saudável, feliz, expressiva e culta. Eles desejam para os seus filhos uma fase de brincadeiras que despertam e fundamentam aprendizados. Será que nossa comunidade está percebendo tudo isso por meio das imagens e textos que publicamos?

Assim, os momentos que escolhemos para clicar e selecionar as fotos para as várias documentações e os comentários ou legendas que atribuímos a cada cena, precisam partir de um foco, um objetivo claro e pedagógico.

Já publicamos diversas postagens com instrumentos que orientam a pauta do olhar para registrar. Apresentamos roteiros com questões para guiar a observação, as anotações e os cliques da máquina. É impossível olhar para tudo de uma vez e perceber os detalhes reveladores das aprendizagens! Ao mesmo tempo, é preciso conhecer as crianças, identificar suas zonas de aprendizagem* e registrar seus percursos.

Para Madalena Freire, “aprender a ver significa perceber significativamente as diferenças”: o que não acontecia que agora está acontecendo? Respostas a essa pergunta revelam as conquistas das crianças e as relações que podemos estabelecer para ampliar a aprendizagem em novas propostas.

Partindo desse pensamento, é o olhar significativo e crítico que precisa ser ativado na hora de selecionar as fotos dos momentos reveladores da ação das crianças e do nosso trabalho. Desvelando, assim, cenas que valorizam o contexto da aprendizagem:

  • Uma postura adequada
  • O olhar concentrado num material ou numa ação
  • Um movimento incorporado
  • Uma construção que foi resultado de muito esforço, pesquisa e tentativa
  • Uma ação interativa e colaborativa
  • A superação de algum medo
  • Gestos e atitudes do faz de conta
  • A pesquisa do desenho e dos materiais plásticos
  • A expressão de um desejo
  • A manifestação de um sentimento/emoção

Tendo escolhido as cenas mais expressivas da ação pedagógica, é hora de acrescentar uma pequena explicação do contexto e daquilo que foi percebido pelo educador. É a legenda da foto que amplia o significado do que está sendo apresentado.
O que dizer do momento?
O que é importante salientar?

A própria seleção da cena encaminha essa explicação:
Por que essa fotografia foi escolhida?
O que chamou a minha atenção?
O que me sensibilizou para fazer essa escolha?

Uma legenda enriquecida apresenta:

  • a interpretação do professor para o que a cena revela
  • o pensamento que está por trás da ação da criança ou do grupo
  • as falas ou expressões que a criança ou o grupo utilizam para comunicar o pensamento

Desse modo, essa pequena explicação tem um conteúdo que vai além da descrição do fato e da fundamentação teórica. O que não significa que a descrição do contexto e a justificativa teórica não possam estar também presentes.

documentação pedagógica creche

Trocando em miúdos, quando o professor presencia uma cena pedagógica, observa atentamente o que está acontecendo e olha o olhar das crianças. Depois, retoma suas lembranças perpetuadas nos registros. Reflete sobre o que aconteceu naquele momento, conectando com o que sabe da história das crianças. Finalmente, seleciona as imagens, notas e falas que podem descrever todos os ângulos do acontecido. Sintetiza e revela, juntamente com as imagens, as conquistas e aprendizados das crianças observadas.

Quando o foco do professor é tornar visível as aprendizagens, provavelmente não caberá em sua documentação fotos genéricas e posadas. Também deixarão de fazer parte legendas como “dia feliz e divertido de pintura” ou “ouvindo a história do coelhinho”, que não traduzem o trabalho pedagógico e seus resultados.

documentação pedagógica creche no fecebook documentação pedagógica creche no facebook 2

Levar para a reunião pedagógica uma folha com 3 ou 4 fotos reveladoras e uma pequena explicação de poucas linhas que expressem o quanto a(s) criança(s) observada conquistou, compõe um material provocador de discussão e reflexão para toda a a equipe. Da mesma maneira, publicar uma pequena história consistente, revela para as famílias o ambiente que seus pequenos estão frequentando e os desafios incríveis conquistados por eles.

Temos o grupo de crianças conosco por mais de 200 dias por ano. Dá tempo de observar, registrar e documentar as conquistas de cada criança, alternadamente. E, aos poucos, revelar toda a sua potência.

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Balão-Para-Saber-Mais

* Zona de aprendizagem, ou zona de aprendizagem proximal, é um conceito criado por Vigotsky (psicólogo russo dos anos de 1960) que pensa a aprendizagem a partir daquilo que o sujeito ainda não aprendeu mas tem a potencialidade de aprender. É o espaço entre o nível de desenvolvimento em que o sujeito se encontra, resolvendo problemas sem ajuda, e as possibilidades de evoluir mais sob a orientação de um adulto ou outra pessoa.

→ Leia mais sobre observação, registro e documentação pedagógica nas postagens:

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