O que pensar da formatura na educação infantil?

“Formatura” na educação infantil…será? Vamos pensar sobre ritos de passagem significativos?

Uma leitora nos perguntou a respeito da pertinência das famosas formaturas na educação infantil. Ela destacou que não vê a necessidade do evento, mas por conta de uma prática já difundida entre muitas creches e escolas, sente dificuldade em discutir a questão com a equipe pedagógica e familiares.

Gostaria de saber se vocês tem algum texto sobre FORMATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Não concordo que haja necessidade desse evento para “comemorar” a transição para o ensino fundamental. Mas o fato é que muitas instituições têm essa prática, o que dificulta o entendimento por parte de alguns professores e também os pais. (C.S.)

Como vemos essa situação?

O que significa formatura?
A palavra formatura deriva de formar-se ou formação. A “formatura” é uma cerimônia festiva de conclusão de um curso. É a conclusão de uma etapa da vida que transformou um grupo de pessoas. Nesse sentido, as formaturas podem ser vistas também como rituais de passagem: celebrações que marcam mudanças de fase de uma pessoa na sua comunidade e na sua formação. Os ritos de passagem podem ter caráter social, comunitário ou religioso. Mas, em geral representam a marca de momentos importantes na vida das pessoas.

A resposta para a leitora começa então a ficar mais clara…
As crianças da creche e do pré, bem como suas famílias, estão de fato encerrando um ciclo em suas vidas. Transformaram-se ao longo da etapa e devem ser preparadas para compreender que deixarão para trás um conjunto de situações, ambientes, rotina e pessoas. Por outro lado existe o fator realização, que é sentido ao perceber a conquista de habilidades, aprendizagens e autonomia.

festa-na-bahiaEsse conjunto de fatores desperta emoções que precisam ser trabalhadas, portanto celebrar o encerramento do ciclo na creche ou na pré-escola parece fazer todo o sentido… Sentido? … Vamos nos apegar a esse conceito!

Fazer sentido tem a ver com ser compreensível e lógico, ser significativo.

Como trabalhar o encerramento de um ciclo e festejar a passagem para outro, a partir de um processo de conquistas e transformações?

Por meio de ações significativas!

baile-na-crecheNa verdade, a celebração que marca o rito de passagem deve ser apenas uma das ações significativas de um conjunto de ações que desperta para as conquistas e mudanças que as crianças enfrentarão no novo caminho. Um processo pensado de forma ampla, que pode incluir visitas às escolas para as quais os pequenos serão encaminhados. Portanto, a cerimônia é a cobertura de um bolo que começou a ser preparado muito antes. Esse é o primeiro passo para fazer a festa com significado.

Então, cabe pensar: é pertinente “copiar” as formaturas do ensino médio ou superior… com longas esperas, crianças sentadas e movimentos “controlados”? Há um comércio em torno deste tema, descontextualizado, com cobrança de pompa e formalismos que não cabem na infância.

formatura

Assim, como devem ser as comemorações para as crianças pequenas?
Quais contextos podem fazer com que elas e suas famílias se sintam prestigiadas e pertencentes? Como elaborar um evento que reflita a felicidade e as conquistas da etapa que se encerra? Como projetar alegria e boas expectativas para os ciclos futuros?

vivencia-com-familia-creche-central-uspAcompanhando essas reflexões, outras dicas podem ajudar nos planejamentos:

  • Para as crianças, alegria e comemoração vêm coladas na brincadeira . Crianças são felizes quando estão brincando.
  • Para as famílias é importante poder conhecer e compartilhar os momentos especiais junto com as crianças.
  • Que tal celebrar a formatura incluindo as cirandas preferidas e convidar todos os participantes para cirandar? Que tal ensinar os convidados a cantar as canções gostosamente cantadas pelas crianças no dia a dia? As brincadeiras mais brincadas; os registros do(s) momento(s) cultural(is) mais intenso(s); os cantos de atividades mais brincados; as histórias mais contadas. Enfim, promover um dia representativo do ciclo que se encerra:
  • Ações e repertório cheios de significados! Propostas que façam reviver as marcas e as alegrias das conquistas das crianças, famílias e equipe, que se despedem de pessoas queridas com quem conviveram durante alguns anos.

Assim, é fundamental incluir todos esses públicos na seleção das memórias. Algumas instituições preparam um lindo álbum com trabalhos das crianças, fotos e alguns textos dos professores. Uma boa dica é partir de uma seleção feita pelas próprias crianças. Por que não fazer a escolha das fotos e dos trabalhos que vão para o álbum com elas? Afinal, só cada uma delas saberá escolher aquilo que lhe foi mais significativo.

albuns-de-formatura

Outros aspectos dignos de recordação são as músicas que os pequenos mais gostaram de cantar e dançar; os livros e histórias que não querem esquecer; a comida mais gostosa; o passeio preferido, o brinquedo, a brincadeira…

vivencia-com-familia-sidartaPode-se também perguntar para os pais o que os marcou durante o processo de amadurecimento de seus filhos e incluir essa fala no álbum.

Finalmente, temos a cultura que envolveu e pontuou as relações. O que foi celebrado? Qual repertório artístico foi apresentado e trabalhado? Como são as festas na região? Que tal buscar tudo isso e reviver? Talvez até convidar a todos para reinterpretar e criar!

Crianças–famílias–educadores unidos em torno da jornada de viver, sentir, amar e aprender. Nas palavras do poeta Manoel de Barros, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo.

Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade.
Achadouros, do livro Meu quintal é maior do que o mundo, de Manoel de Barros

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Balão-Para-Saber-MaisLeia mais sobre comemorações e ações significativas na educação infantil nas postagens:

3 pensamentos em “O que pensar da formatura na educação infantil?”

  1. Gostei da abordagem… A parte que reflete sobre o significado das palavra é muito interessanteuma formatura. Nao precisa ser pomposa e sim significativa, ótima observação.

  2. A ABORDAGEM FOI ÓTIMA, NOS LEVOU A REFLETIR, POIS NÃO É SIMPLESMENTE ACABAR COM ALGO QUE JÁ FOI INCORPORADO E QUE MUITAS FAMÍLIAS DEMANDAM , MAS REFLETIR JUNTO A FAMÍLIA PARA QUE ELAS DECIDAM: ISTO É PARCERIA!
    mARLENE

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