Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? – PARTE 1

Coordenadores e diretores têm pesadelo quando reuniões e encontros se aproximam! Eles tem responsabilidade de pensar sobre os assuntos, planejar, organizar e conduzir os trabalhos. Como fazer TUDO isso, de forma acertada?

Reuniões Encontros Paradas

Alguns coordenadores e diretores têm pesadelo quando estes encontros se aproximam! Tudo é questão de preocupação porque, com uma rotina que não prevê e viabiliza reuniões frequentes entre a equipe pedagógica, aproveitar estes raros momentos traz uma obrigação de estimular boas discussões sobre todos os assuntos e ainda acertar o passo da equipe para o próximo período.

É muita pressão! Especialmente porque planejaremos e coordenaremos um encontro entre… pessoas! Pessoas que querem conversar, que querem saber, que querem discutir, argumentar, mostrar, prestar contas, apontar discordâncias, brincar, tomar café, falar sobre filhos, maridos, namorados, a compra no shopping … enfim, uma reunião normal de pessoas que convivem e que tem diante de si um dia mais tranquilo, sem as crianças e com perspectivas de também buscar conteúdos e acertos de rota.

Expectativas daqui e dali, o coordenador tem responsabilidade de pensar sobre os anseios de todas as partes, levantar as questões que precisam ser abordadas, planejar, organizar e conduzir os trabalhos desse dia. Como fazer TUDO isso, de forma acertada?

Que tal continuar com reflexões e seguir um roteiro para encaminhamentos?

Balão numero 1O que a equipe espera discutir e aprender nesse dia?

Quais situações e questões tem sido colocadas ao logo do período por professores e funcionários?

Levante tudo! Mesmo as situações mais simples que , à primeira vista, nem deveriam ocupar um encontro como esse. Fazer uma lista e ir preenchendo ao longo período adianta esse trabalho e garante que nenhum detalhe seja esquecido na hora de planejar.

Balão numero 2Qual conteúdo pedagógico precisa de aprofundamento? O dia a dia dos professores com suas turmas expõe situações em que um suporte pedagógico pode trazer repertório e direcionamentos.

Balão numero 3Quais questões administrativas precisam ser tratadas? A diretora, o RH, a administração da instituição (se houver) geralmente precisam incluir alguns assuntos ou dispor de momentos nesse dia para orientarem e acertarem pontos com a equipe. É preciso prever esses momentos.

Balão numero 4Qual comemoração ou evento do calendário se aproxima e também requer tempo da equipe para trabalhar nele?

Ufa! Depois de seguir esse roteiro temos a impressão de que o encontro vai precisar de 24 horas ininterruptas!

Então, como fazer caber tanta conversa nas horas disponíveis? Como dar conta dessa organização? Como valorizar e incentivar a participação e o engajamento de todos?

O desafio é ter essas informações organizadas e acessíveis na hora de planejar. É pensar num plano de prazos curto, médio e longo e distribuir esse conteúdo no tempo disponível. E na próxima postagem daremos dicas de como agilizar essas propostas.

barrinha colorida fininhaBalão Para Saber MaisLeia mais:

A segunda parte desta poetagem em Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? – PARTE 2

Sobre esse assunto em Coordenador: Roteiro de ações e formação de educadores

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *