Um guia para a jornada do relatório individual

Relatório individual? Sem problemas! Elaboramos 2 quadros facilitadores para organizar os registros e as reflexões sobre o desenvolvimento de cada criança. Já entregou os seus? Use esse como base para facilitar o trabalho no próximo semestre!

janela vitralA hora do relatório individual! Nessa época, escolas, professores e coordenadores se encontram nums temporada de muito trabalho. É o momento de colocar em teste os registros do professor e a seleção de materiais produzidos pelas crianças. Mais do que isso, é a hora de pensar sobre todas as reflexões realizadas no período. É a hora de compor uma narrativa que expresse a trajetória de cada criança, com suas singularidades e conquistas. É hora de dar a devolutiva para as famílias, estreitar as relações e chegar no próximo semestre com uma parceria solidificada e comprometida.
Se você já fez e entregou seus relatórios, pode utilizar os roteiros que propomos nesta postagem para acompanhar suas observações e registros e facilitar o trabalho do final do próximo semestre.

brincando no canteiro• Quais registros foram feitos?
• Quais reflexões apontaram para jornadas de aprendizagens das crianças?
• Quais questões quero responder por meio dos relatórios?
• Quais foram os meus principais desafios no semestre e quais os desafios encarados pelas crianças?
• Quais narrativas importantes tornam visíveis as aprendizagens?
• Como traduzir as experiências em palavras? Dá para traduzir as emoções?

Organizamos dois quadros facilitadores com perguntas que podem orientar e encaminhar um roteiro para a elaboração de um relatório individual reflexivo. Ao percorrer essa jornada, acreditamos que não somente os pais vão se beneficiar, mas você poderá encontrar inspirações para encaminhar os interesses e aprendizagens das crianças.

canto de leitura 2Vamos partir dos Campos de Experiências, que incluem os diversos aspectos da vida das crianças na escola (BNCC – 2a versão). Porem, é preciso ressaltar que o roteiro proposto não tem a intenção de avaliar as crianças e atribuir julgamentos. Propomos uma pesquisa sobre as aprendizagens e o desenvolvimento singular. Cada criança escolhe um caminho e um ritmo para crescer. Algumas brincaram mais no campo das relações, outras investiram na linguagem, outras experimentaram os fenômenos da natureza. Cada uma no seu caminho certamente aprendeu e floresceu. Apresentar esse percurso individual é a finalidade dos Quadros Facilitadores que elaboramos. Nem todos os campos de experiências terão o mesmo peso e, consequentemente observações, registros e reflexões por parte dos professores.

Quadro facilitador 1 roteiro Relatório

Quadro facilitador 2 roteiro Relatório

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Balão-Para-Saber-MaisOs Campos de Experiências e o Desenho foram assuntos explorados em diversas postagens do Tempo de Creche. É interessante passear pelos conteúdos de cada aspectos do desenvolvimento das crianças para ajudar a fundamentar os relatórios:

8 pensamentos em “Um guia para a jornada do relatório individual”

  1. Parabéns pelo guia! Este é o assunto da semana aqui no nosso CEI “Como escrever os relatoório de avaliação dos bebês e crianças” vamos usá-lo nas discussões. Obrigada!

  2. Instrumento contribui muito. Os relatórios individuais deixam as professoras ansiosas, em fazer relatórios mais individuais e menos parecidos nas descrições. Muito providencial estas idéias. Obrigada

  3. Trabalho maravilhoso. Pena já estar aposentada e não mais usar esses recursos, mas com certeza o divulgarei. Abraços e continuem a estimular o registro real e consciente de cada aluno.

    1. Olá Tatiana,
      Obrigada pelo retorno!
      Se você clicar sobre os quadros, eles vão abrir em uma tela separada. Aí você pode copiar a imagem, colar num Word e imprimir.
      Não se esqueça: se puder, compartilhe conosco suas experiências com o roteiro.
      Abraços!

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